PETROLEO
A partir da industrialização do petróleo, em 1859, o dinamismo experimentado pelo setor fez com que novas tecnologias evoluíssem. Atualmente, as atividades de pesquisa tem início em satélites que captam dados geológicos e indicam a provável localização de bacias petrolíferas. Não deixando de existir os aventureiros que entram em matas ou em regiões inóspitas para cumprir tarefa de técnicos, pesquisadores e geólogos em campo para realizar testes sísmicos e geológicos, delimitam a área e até perfurar poços para mensurar a qualidade e quantidade do reservatório.
O petróleo no mundo
Há diversas teorias a respeito do surgimento do petróleo no mundo, porém a mais aceita é de que elesurgiu do acúmulo de restos orgânicos de animais e plantas (plâncton marinho e lacustre; algas, diatomáceas, peixes, moluscos, plantas superiores, etc.) no fundo de lagos e mares, sofrendo transformações químicas ao longo de milhares de anos. Substância inflamável, possui estado físico oleoso e densidade menor do que a água. Sua composição química é a combinação de moléculas de carbono e hidrogênio (hidrocarbonetos).O primeiro poço de petróleo foi descoberto nos Estados Unidos - mais precisamente na Pensilvânia - em 1859. Ele foi encontrado em uma região de pequena profundidade (21 metros), ao contrário das escavações realizadas atualmente, que chegam a milhares de metros.
Em princípio extraiu-se do petróleo apenas querosene para a iluminação, mas com advento da indústria automobilística e aeronáutica, além de sua ampla utilização nos conflitos mundiais para o funcionamento das máquinas militares, o petróleo tornou-se o principal produto estratégico do mundo moderno.