A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Angélica Nunes Cordonet
Prof. Jose Carlos Schaidhauer Pacheco Junior
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Processos Gerenciais (EMD 0260) – Prática Módulo I
17/10/2012
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo analisar a comunicação organizacional sob a perspectiva integrada, a evolução desta juntamente com a mudança no perfil do consumidor, ressaltando os seus três vetores (interno, mercadológico e institucional). Busca-se expor seus objetivos, meios, fatores positivos e negativos e a definição e relevância do feedback como forma de confirmação do entendimento. A conclusão afirma categoricamente que a comunicação organizacional é o diferencial competitivo de uma empresa estrategicamente estruturada para atingir os objetivos organizacionais de forma sinérgica e consistente.
Palavras-Chave: Planejamento Estratégico. Competitividade. Comunicação Organizacional.
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho visa aprofundar-se no estudo da comunicação organizacional e na sua importância para o êxito dos objetivos estratégicos empresariais.
Espero que ao final deste estudo seja possível uma compreensão clara dos vetores da comunicação organizacional para uma posterior avaliação crítica sobre sua utilização e relevância como diferencial competitivo.
2 A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL
Muito temos visto acerca da importância do planejamento estratégico para o sucesso das organizações e a sobrevivência num mercado que muda constantemente. A evolução do modo como as organizações conduzem seu negócio foi motivada por uma necessidade de adequação aos novos moldes do mercado.
Na década de 50 o foco era o produto e o processo uma vez que, não havia concorrência expressiva dentro dos segmentos e, por este mesmo motivo, inexistiam exigências do consumidor fazendo com que toda preocupação fosse aperfeiçoar os processos para suprir a demanda, praticamente