Patologia das Construções
1) A qualidade dos serviços de recuperação o reforço de estruturas de concreto depende da análise precisa das causas que tornaram necessários e do estado detalhado dos efeitos produzidos.
A técnica adequada inclui a cuidadosa seleção dos materiais e equipamentos a serem empregados e da mão de obra necessária para a execução do serviço.
2) Intervenções superficiais: são técnicas simples de tratamento ou etapas em componentes de um sistema de recuperação e/ou reforço.
2.1) Polimento: tem como objetivo reduzir a superfície do concreto à sua temperatura original, lisa e sem partículas soltas.
2.2) Lavagem
*Aplicação de soluções ácidas: remoção de tintas, ferrugens, graxas, resíduos e machas de cimento não se aplica à concreto com camadas de pequena espessura.
*Aplicação de soluções alcalinas, aplicação em concreto de pequenas espessuras tem como objetivo remover tintas, ferrugens, graxas, resíduos e manchas de cimento.
* Jatos de água (fria e/ou quente) tem como objetivo remover gordura, manchas impregnadas quimicamente. Faz-se a limpeza e a preparação do substrato para a futura recepção do material reparador. 2.3) Limpezas especiais
* Jatos à vapor: a limpeza por aplicação de jatos à vapor é utilizada para a preparação de grandes áreas das quais deseja-se remover impurezas minerais e orgânicas.
* Jatos de areia: utiliza-se na preparação de superfície para a recuperação de materiais de recuperação.
* Apicoamento: é o processo de remover ou retirar a camada mais externa de concreto (peças estruturais) com o intuito de potencializá-las para a complementação com uma camada adicional de revestimento.
3) Corte: (remoção profundo concreto degradado) é toda e qualquer remoção de concreto que sem ser apenas uma limpeza superficial; também não chega a ser uma demolição.
ALVENARIA
A degradação da alvenaria está relacionada à presença de umidade. Os processos de degradação não ocorrem quando o