Patologia das construções
Campus Fortaleza
Departamento de Construção Civil
Curso Técnico Integrado de Edificações
Nome do aluno
Técnicas da Construção Civil
Patologia das Construções
FORTALEZA
2014
Sumário
Introdução
Este trabalho traz uma abordagem sobre patologia das construções, tentando expô-la de forma objetiva e direta para a melhor compreensão do mesmo. Nele será explicado a definição de patologia das construções, suas possíveis causas e soluções de modo claro, trazendo exemplos de patologias e trazendo o procedimento aplicável para resoluções delas.
Geralmente estas patologias têm sido tratadas com descaso pelos construtores, executando reparos superficiais, sem resolver as causas, e trazendo muita preocupação pelos moradores, exigindo grandes reformas e reforços, que não teriam sido necessários se a patologia fosse corrigida de forma correta.
Assim pretende-se esclarecer a natureza das patologias mais frequentemente encontradas nas construções, tentando ajudar a classifica-las quanto a redução de durabilidade e eventuais perigos que possam representar para os mesmos.
Patologia das Construções
A patologia das construções é uma ciência que se propõe ao estudo dos problemas que prejudicam o desempenho das edificações e de obras especiais, como pontes, barragens e estradas. As edificações possuem características, relacionadas ao seu uso, que devem se manter ao longo do tempo para que possam continuar em serviço.
As patologias nos edifícios preocupam cada vez mais os envolvidos nos processos construtivos e, apesar da utilização de materiais, equipamentos, e operários especializados na execução, parece que elas tendem em persistir e agravar. Para tal, surge a necessidade de reabilitar, reforçar ou reparar, de forma a repor ou reforçar as condições de segurança, higiene e/ou estética do edifício. Os problemas patológicos geralmente