PAtologia das Construções
Identificar patologias de construções em casos reais, listando possíveis origens e causas, bem como apresentar formas de se evitar e solucionar tais problemas.
Introdução
As fotos com patologias mostradas a seguir foram obtidas na garagem de um prédio localizado no Bairro Santo Antônio.
Fotos
Identificação da Patologia
Identificamos os problemas como sendo eflorescência causada por lixiviação nas peças de concreto, devido à falha de impermeabilização.
Lixiviação
O que é? (A Lixiviação é a extração, transporte ou dissolução dos compostos hidratados do cimento pela ação da água.)
Eflorescência (A lixiviação dos compostos hidratados do concreto não obstante diminuir a resistência do concreto torna-se um inconveniente, pois pode ajudar no processo de corrosão da estrutura e da própria armadura quando em contato com CO2, e também por questões estéticas, pois o produto da lixiviação gera um fenômeno conhecido como eflorescência.)
Eflorescência
Quando se manifesta? (A eflorescência pode manifestar-se no concreto quando o concreto está exposto a infiltrações ou intempéries.)
Como ocorre? (Nesse caso a água que infiltra no concreto dissolve os cristais de Ca(OH)2 e Mg(OH)2 juntamente com outros sais existentes na estrutura e transporta-os para sua superfície. Como a passagem de água não é continua ocorre a evaporação da água deixando sobre a superfície do concreto os cristais de Ca(OH)2e Mg(OH)2 e os demais sais. Ocorre então a formação de depósitos salinos sobre a superfície do concreto.)
Origens da Eflorescência
Vazamento de canos;
Umidades de terrenos;
Penetração da água por meio de rejuntes mal aplicados;
Prevenção
Boa dosagem do concreto.
Bom adensamento do concreto;
Garantia da estanqueidade a peça;
Garantia do devido escoamento da água;
Utilização de rejuntes impermeáveis;
Utilização de cimento CP IV (pozolânico) ou cimento tipo RS (resistente a