Teorias do Comércio Internacional
-Produtividade,inovação,melhorias contínuas,dotação de fatores criados para aumentar a produtividade.
2 - Atualmente,como o governo brasileiro pode interferir no comércio internacional,do ponto de vista das teorias estudadas(explicar cono o governo pode interferir em cada teoria apresentada)?
-Atualmente o governo pode interferir e interfe no comércio internacional através de barreiras não tarifárias,através de incentivos fiscais,subsídios entre outros.Na teoria das vantagens absolutas o estado poderia oferecer subsídios para os produtores de produtos agrícolas por exemplo,pois o nosso país possui um fator de produção herdado(terra) que nos oferece vantagem absoluta nesse tipo de bem.
Já na teoria das vantagem comparativas o governo poderia diminuir impostos de importação sobre produtos em que o país não posssui mercado significativo ou suficientemente vantagoso finaceiramente.
Na teoria de produtos industrializados a interferência poderia se dar em questão de qualificação e investimento em tecnologia,pois para ser competitivo em produtos manufaturados é preciso um largo campo de pesquisa e desenvolvimento,qualificação e tecnologia,práticas que o governo poderia incentivar criando mais escolas técnicas como forma de qualificação,abrir espaço para a aérea tecnológica e investimento de capital estrangeiro nas empresas.
Teoria da vantagem competitiva,produtividade e inovação faz pensar que as empresas precisam exportar e importar e ambas as formas de troca são benéficas.Então a diminuição de barreiras tarifárias e não tarifárias,bom relacionamento político com outras nações para que haja uma troca de ideias possibilitando criatividade e inovação.
3 - Explicar o conceito da vantagen competitiva das nações de PORTER,citando exemplos práticos.
Essa teoria visa o conceito de que a produtividade é fator determinante na competitividade e para issso é preciso