Patologias em construções
LUCAS JESUS DOS SANTOS
RELATÓRIO PARA AS PATOLOGIAS NAS CONSTRUÇÕES
UBERABA-MG
2012
LUCAS JESUS DOS SANTOS
RELATÓRIO PARA AS PATOLOGIAS NAS CONSTRUÇÕES
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências a conclusão da disciplina Patologias das Construções do 9º período noturno do curso de Engenharia Civil.
Orientador: Douglas Tsukamoto
UBERABA-MG 2012
Introdução
Muito se fala, nos dias de hoje, sobre os grandes problemas envolvidos nas edificações. Na antiguidade pouco se conhecia deles, pois achava-se que uma edificação, após sua finalização, nao precisava mais de manutenções, pois sua estrutura era completamente infinita, e sua resistencia também. Entretanto essa idéia é completamente equivocada.
Com os avanços nas áreas tecnológicas, no que se diz respeito à construção civil, hoje sabe-se que uma estrutura construída pode ser tão frágil quanto um palito de fósforo, sendo necessário que se façam vários testes e estudos com os materiais a serem empregados nessa construção. Problemas patológicos grandes podem surgir de pequenas falhas, muitas vezes invisíveis ou irrisórias mas que com o tempo acabam gerando problemas de dimensões bem maiores.
Os mais comuns são as trincas, fissuras, infiltrações, deterioração das peças (quando em ambiente marítimo, ou de grande abrasão como esgotos, por exemplo), movimentações térmicas, descolamentos, etc. e há atualmente empresas e produtos especializadas apenas em restauração, manutenção ou ainda reconstrução total dessas edificações-problema.
Vale reforçar que para o tratamento dessas patologias, deve ser feito todo um levantamento técnico, com laudos especializados identificando o problema (com base em históricos, entrevistas), quantificando essas patologias para ter-se exatamente a dimensão real do problema, realizando ensaios para assim fazer a identificação desses eventos e finalmente, com base em estudos aprofundados e minuciosamente