transformaçoes do sulfato de cobre
1- O cobre penta-hidratado foi reduzido granulometricamente, onde se tritura um sólido para torná-lo em uma espécie de pó, ou seja, suas moléculas se desprendem para formar uma superfície de contato maior.
2- Ao ser aquecido o cobre penta-hidratado, a sua coloração foi mudando de azul para branco e ficando pastosa. Foi obtido então o sólido sulfato de cobre = CuSO4.
3- Ao misturar o sulfato de cobre com água destilada ocorreu a dissolução de sulfato de cobre na água destilada, transformando sua cor em azul novamente.
4- Ao adicionar o hidróxido de sódio na solução anterior sua coloração mudou para um azul mais escuro e o papel de ternassol indicou a presença do hidróxido de sódio, obtendo-se o hidróxido de cobre = Cu(OH)2
5- Ao ser aquecida, a solução ficou com coloração preta formando então o óxido de cobre = CuO
6- Quando a solução foi filtrada, toda parte sólida preta ficou no papel filtro, separando-se da parte líquida.
7- Ao adicionar o sólido com o óxido, depois de algum tempo mexendo sua coloração mudou para azul, igual à coloração do item 1, transformando então essa mistura em sulfato de cobre = CuSO4.
4. Descrição dos fenômenos físicos e químicos envolvidos e apresentação das equações das reações químicas ocorridas.
1- A redução granulométrica aplicada no cobre penta-hidratado consiste em triturar um sólido, onde suas partículas estão muito unidas e ao ser aplicada uma determinada força nelas, as partículas rompem, tornando-se menores, aumentando assim sua superfície de contato. (fenômeno físico)
2- Ao ser aquecido o sulfato de cobre penta-hidratado ocorre à desidratação térmica que consiste na evaporação das moléculas da água, pois atingem seu ponto de ebulição, deixando apenas o sulfato de cobre. (fenômeno químico)
3- Ocorre a dissolução aquosa de sulfato de cobre, que é a adição de sulfato de cobre na água destilada, onde as moléculas da água que estão em