O sucesso estrategico depende da comunicação
O SUCESSO ESTRATEGICO DEPENDE DA COMUNICAÇÃO
Nilcéia Costa
Brasília /DF
Maio de 2012
O SUCESSO ESTRATEGICO DEPENDE DA COMUNICAÇÃO
A visão de um profissional de Gestão da Comunicação e de um especialista em Planejamento Estratégico a respeito da importância de alinhar o Planejamento em Comunicação ao Planejamento Estratégico da Organização.
São discutidas questões fundamentais acerca do papel que a comunicação desempenha no processo de planejamento estratégico das organizações modernas e que contribuições o gestor estratégico pode obter da área de Comunicação Organizacional.
Para muita gente, o conceito de estratégia é algo abstrato, longínquo e que tem relação com o futuro. E o futuro é uma perspectiva de continuidade da organização, da consequência das atividades que desempenha e dos serviços e dos benefícios que representam tanto para a sociedade que a abriga quanto para seus colaboradores e acionistas.
Quando essa continuidade é ameaçada pela turbulência ambiental, faz-se necessário adotar uma postura estratégica que oriente a empresa para o longo prazo.
Ansoff (1991) destaca inicialmente o planejamento e, posteriormente a administração estratégica, como processos estruturados para a formulação e para a formalização de estratégias.
Hamel e Prahalad (1997) apontam a geração de estratégias como aspectos prioritários para o aumento da competitividade.
O estabelecimento de estratégias concentra-se em identificar para onde as organizações devem ir. Mas, o que pode ser observado é que não se prioriza de maneira adequada a forma de divulgação da informação (comunicação), inerente às etapas de estabelecimento. E ele, necessariamente, depende da qualidade da comunicação.
Negociar o acesso à questão da comunicação da estratégia pode ser semelhante a andar por um labirinto. Sem um plano, a probabilidade de se conseguir acertar o caminho é pequena. Conforme Barreto (2002), esse plano deve possuir cinco princípios:
1 Uma linguagem