processos gerenciais
INTRODUÇÃO
O planejamento é uma ferramenta da administração e como tal o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um estudo sobre as raízes históricas do planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Tem-se que, através do planejamento, os gestores definem a tomada de decisões por meio de um processo analítico, concentrado em variáveis empresariais, econômicas e tecnológicas; enquanto a administração estratégica se preocupa com novos mercados, novos produtos e ou novas tecnologias, favorecendo o processo de ação empresarial.
O que é planejamento?
Planejamento é forma de prever o futuro, alias todos nós fazemos planejamentos constantes para alcançarmos um objetivo, seja a compra de uma casa, o inicio de uma faculdade, na compra de um carro, em um casamento e entre inúmeras coisas que sem planejamento, o risco de não dar certo é muito maior. Com o planejamento é possível construir caminhos, englobar decisões baseando-se nos fatos, para obter melhorias e decidir antecipadamente o que fazer, de que maneira fazer e quando fazer.
Quais os tipos de planejamento?
Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico é um processo gerencial em longo prazo, realizado pelos gestores de topo no "nível institucional", envolvendo a empresa como um todo,utilizando recursos e decisões baseadas em julgamentos ao invés de dados , com uma boa dose de intuição, discernimento , pois em algum intervalo de tempo , podem haver imprevistos. O mesmo possui 7 planos estratégicos para alcançar o objetivo desejado que são : Aonde queremos chegar?
O que há no ambiente?
O que temos na empresa?
O que fazer?
Como fazer?
Como tornar realidade?
Como estamos indo? De forma genérica ele permite saber o que deve ser feito e de que maneira deve ser feito, sendo a ferramenta essencial para o sucesso de qualquer organização.
Planejamento Tático
O Planejamento Tático é a função intermediaria, ou seja, pelos gestores da