Escola e Sociedade
No momento em que vivemos com situações onde a violência, a falta de estrutura familiar, estrutura para sobreviver, à corrupção por parte de alguns representantes, fica a pergunta: o que fazer? Pois não podemos fechar os nossos olhos e fingir que nada esta acontecendo. Os problemas se juntam e se transforma em crise como: o desemprego, a baixa estima, a carência por dignidade, tendo todos problemas em vista, podemos discutir o que faremos para ter um bom desenvolvimento social, e muitas pessoas se questionam para ter um bom futuro tem que frequentar a escola? E a escola contribui para esse desenvolvimento social?
Com os desafios encontrados na sociedade e no espaço escolar é preciso compreender que a escola é uma instituição social que deve trabalhar o conhecimento sistematizado, ampliar visão de valores e da cultura, por meio de postura critica, por sua vez o, interfere na realidade dos seres humano, modificando- o logo, todo educador precisa ter a capacidade de perceber que traduz a realidade contemporânea: os conflitos, as diferenças sócias, culturais, religiosas e politicas e econômicas presente na vida do homem. Como afirma Lopes& Tomam (p.50): ““ Na escola contemporânea, é imprescindível que o educador “... Lide com as diferenças sociais colocadas em sala de aula.”.
Para a formação desse novo aluno cidadão critico, e reflexivo, o professor precisa atuar também de maneira critica e reflexiva dotado de capacidades intelectuais, capaz de instigar o pensamento critico no aluno. Para isso o professor precisa ser pesquisador e construir o conhecimento, atuando como intelectual transformador, produzindo esse conhecimento o professor torna-se capaz de pensar para inovar. Pois com as transformações que a escola vem passando fica difícil caso esta preparação não seja colocada em pratica. Desse modo, se pode concluir que existindo um processo educativo necessariamente haverá aprendizagem um processo de socialização.
Para