Relatorio pinacoteca
O Academismo no Brasil foi a expressão institucionalizada de todo o sistema de arte que prevaleceu no Brasil do início do século XIX até o início do século XX ,baseado nos princípios das academias de arte europeia. Nasceu com a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios fundada por Dom João VI em 1816 por incentivo da Missão Artística Francesa, floresceu coma Academia Imperial de Belas Artes e o mecenato de Dom Pedro II e encerrou-se com a incorporação de sua sucessora republicana, a Escola Nacional de Belas Artes, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1931.
Identificação do local:
A pinacoteca é localizada no jardim da Luz, no centro de São Paulo, possui um enorme acervo da arte brasileira, contando toda a historia da pintura brasileira do século XIX e XX, ah também muitas esculturas. O que mais me chamou a atenção foi a exposição Debret de Vasco Araújo, todas as peças são muito detalhistas. Minha visita boa, apesar de já ter ido lá, eu não tinha prestado atenção em alguns detalhes.
Acervo da Pinacoteca do Estado:
Nome: Caipira picando fumo
Autor: Almeida Junior
Técnica e dimensões: Óleo sobre tela, 202 X 141
Data de Aquisição: 1905
Descrição da Obra: Na tela percebe-se um homem passivo diante do efeito do sol que lhe desenha as expressões de homem sertanejo, da terra, o homem rural. A roupa simples está gasta como aquilo que o cerca. A camisa branca cortada pobremente, sem botões, em lugar de realçar , torna mais forte a luz do sol, que age sobre seu corpo. As palhas de milho espalhadas pelo chão têm um tom semelhante ao da camisa . As calças, sobretudo a perna direita, têm manchas de terra. As partes descobertas do corpo do caipira também têm um tom próximo ao da terra. As mãos e, sobretudo, os pés sofreram no contato constante com o meio, e se deformaram, adquirindo um aspecto corroído e arredondado.
Análise da Obra: Os elementos que