Relatório Pinacoteca
Primeiramente sobre exposição de longa duração- Arte no Brasil: uma história na Pinacoteca São Paulo, que ocupa o segundo andar do edifício.
O objetivo central desta exposição é oferecer ao público uma leitura da formação da visualidade artística e da constituição de um sistema de arte no Brasil do período colonial até meados dos anos 1930,obedecendo a uma ordem cronológica, me chamando atenção pela sua grandeza, se dividindo em 11 salas,onde o maior número de obras era de Jean Baptiste Debret.
A obra de Debret é considerada grande contribuição para o Brasil, e é como uma representação do cotidiano e sociedade do Brasil no Rio de Janeiro em meados do século XIX, retratando desde uma situação comum (Título da Obra: O jantar / O passatempo depois do jantar, 1835) , até a tortura sofrida pelos escravos (Título da Obra: Aplicação do castigo do açoite / Negros no Tronco, 1835 ).
Em contra partida, outra exposição que me chamou atenção, foi a de José Resende, escultor, artista influente nos movimentos de vanguarda desde os anos 1960,os materiais utilizados por José Resende em suas obras estão relacionados com a arquitetura e a visualidade urbana, materiais da construção civil, encontrados em edifícios como aço, madeira, pedras.
A exposição José Resende apresenta doze obras inéditas em São Paulo, realizadas entre 2011 e 2015. Oito delas foram concebidas em relação à arquitetura da Pinacoteca. A escultura "COVO" foi inspirada nas armadilhas de pesca, peça grandiosa e atual.