Relatório Pinacoteca
O academicismo no Brasil prevaleceu do início do século XIX até o início do Século XX , e esteve totalmente relacionado ao ensino acadêmico europeu. As pinturas se dividiam em quatro gêneros: pintura histórica, retrato, paisagem e natureza-morta.
Uma das características gerais da pintura acadêmica é seguir os padrões de beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos, principalmente os gregos, na arquitetura e dos renascentistas, na pintura.
A pinacoteca fica no endereço Praça da Luz, 2, ao lado do metrô da estação Luz.
O local é composto por térreo, primeiro e segundo andar. Nos andares térreo e primeiro, acontecem exposições temporárias, já no segundo andar está localizado o acervo chamado “Arte no Brasil”. O espaço possui auditório, guarda- volumes, loja com livros e artigos artísticos, banheiros, bebedouros, fraldário, telefones, lanchonete e elevadores.
A pinacoteca é bem mais organizada que o Masp, apesar de ser maior, além disso distribui material gráfico.
A principal característica do acervo, pelo que pude perceber é realmente a arte acadêmica no Brasil.
O que mais me chamou atenção foi o elevador de vidro, pois de dentro dele temos a visão inteira do museu.
A obra que selecionei do acervo se chama “O Importuno”, de Almeida Júnior. O quadro pertence ao ano de 1898 e a técnica é óleo sobre tela, as dimensões são 145 x 97.
Ao fundo da tela está um homem de costas segurando uma palheta de cores e com a mão direita segurando uma cortina vermelha que parece ser pesada. Ele está de chapéu e roupa preta e longa, logo atrás dele há uma cadeira onde supostamente estava sentado enquanto pintava a moça.
Em primeiro plano está a moça com o cabelo envolto por um paninho branco, de vestido com partes branca e azul clara e meias longas pretas. Atrás da moça também há uma cadeira e