Escola E Sociedade
CURSO PEDAGOGIA _ EAD
Disciplina: Escola e sociedade
Acadêmica: Scheila Antunes Monteiro do Amaral
A escola e a sociedade
A longo dos tempos, muitos foram os que se empenharam em compreender o papel da instituição Escola na sociedade. A Escola foi concebida como responsável por grandes transformações individuais e sociais, nessa concepção "representou" não mais que isso, a salvação da classe dominada das garras exploradoras da classe dominante, com o passar dos anos essa condição passou a ser vista enquanto reprodutora das desigualdades sociais e da aceitação delas como uma espécie de Vamos abordar aqui o papel da escola transformadora e reprodutora ao mesmo tempo, deixando o papel que antes limitava a refletir, discutir temas estritamente ligados às disciplinas do currículo, onde ela se vê agora obrigada a abrir portas (salas de aula) para temas cada vez mais ligados aos interesses da comunidade.
"O ambiente escolar deixa de ser o lugar privilegiado, de acesso à informação e ao conhecimento e passa a ser um espaço onde o aprendente desenvolve a capacidade de inter-relacionar informações construindo e re-construindo conhecimentos".
Analisamos as escolas, que são criadas para produzir e garantir as relações de produção. Temos visto também que a sociedade é toda ela uma situação educativa, dado que a vivência entre os homens é condição de educação. Mas esse processo educativo significa tirar o que há de humano dentro do humano, mas em outras palavras a educação ou processo educativo traz ao homem a capacidade de atuar entre outros homens, aprendendo e ensinando, pois não nascemos com nossas capacidades desenvolvidas, assim a educação leva o homem há um processo permanente de socialização que progressivamente passa a fazer parte do conjunto de experiências, caráter social e as relações que ele terá com a sociedade.O homem, diferente de outros animais, não nasce com suas capacidades desenvolvidas.