F Rum 1
Boa noite!
Meu nome é Adriano, sou policial militar no estado do Amapá a mais de dez anos, trabalho atualmente na divisão de informática, tenho formação acadêmica em gestão da tecnologia da informação e estou cursando o curso de administração pública.
Mais uma vez é um prazer em estar na companhia dos ilustres colegas de curso, bem como de nosso tutor, o qual nos acompanhará durante nossa jornada, tornando-a mesmo árdua, através de seus valorosos feedbacks.
Este curso é importante, para que eu possa compreender de que forma a minha organização se projeta em meio as dificuldades de processo e tomadas de decisões, bem como entender quais os principais fatores que interferem no planejamento estratégico levando-o a comprometer a qualidade dos serviços prestados a sociedade.
A segurança pública carece de formas inovadoras, proativas e científicas para enfrentamento eficiente da criminalidade. A análise do ambiente e a formulação de estratégias de enfrentamento é fundamental devido as especificidades estaduais, regionais e locais. Solicito, com base na leitura do primeiro módulo, que apresente a teoria que melhor seria empregada na elaboração do planejamento estratégico e realize uma pequena explicação ou vislumbre sua aplicação em sua instituição.
Antes de iniciarmos o estudo se faz necessário delimitarmos o contexto no que tange as questões de segurança pública e planejamento estratégico, para tanto iremos defini-los a seguir:
Para Souza (2006), a segurança pública é um fenômeno social e, portanto, possui relação com outros fenômenos sociais como a educação, a saúde, a infraestrutura urbana, entre outros.
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 144, estabelece a finalidade da segurança pública:
A Segurança Pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos: I — Polícia Federal; II — Polícia Rodoviária Federal;