Atividade 1 F Rum
Para a obtenção/gravação das imagens, em fotografias, filmes ou vídeos, faz-se necessário o consentimento do paciente, ou de seu responsável legal (no caso de incapaz). É necessário respeitar as normas éticas e legais relacionadas ao uso de imagens.
Ao utilizar materiais de terceiros, os mesmos devem ser citados no trabalho científico que utilizou seus dados.
Ainda que não se configure como pesquisa, a utilização de dados do prontuário deve obedecer a diretrizes éticas bem definidas. Caso o profissional atue em uma instituição que não tenha um CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) estabelecido, poderá submeter o trabalho à apreciação do CEP de outra instituição, preferencialmente dentre os indicados pela CONEP (a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa).
Ao registrar ou gravar entrevistas, através do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, o paciente deverá estar seguro da privacidade de todas as informações. O pesquisador deverá deixar claro como procederá à informação em casos de incapacidade mental (crianças ou adultos com retardo mental), clínica (pacientes inconscientes) ou culturais (por exemplo, indígenas). Igualmente deverá constar um contato explícito (telefone do pesquisador, por exemplo) na existência de qualquer dúvida ou problema durante a pesquisa por parte do participante. Também deverá estar informado que o participante poderá retirar seu consentimento em qualquer ocasião, sem nenhum prejuízo no seu atendimento posterior dentro da Instituição.
Quanto a “fazer uma