1 F RUM TEM TICO
PROBLEMATIZAÇÃO
Todo ser humano tem algo a expressar e comumente o faz interagindo com seus semelhantes de forma eficiente. Na construção dessa eficiência (competência linguística), o falante-ouvinte ideal utiliza a experiência que possui usando não só o conhecimento da língua, de suas estruturas e regras, mas também o conhecimento adquirido em situações reais/sociais. Desse modo, discorra sobre a comunicação e a importância do aparelho fonador nesse processo, destacando aspectos conceituais com base em elementos e ideias do poema abaixo: Certas Palavras
Certas palavras não podem ser ditas em qualquer lugar e hora qualquer.
Estritamente reservadas para companheiros de confiança, devem ser sacralmente pronunciadas em tom muito especial lá onde a polícia dos adultos não adivinha nem alcança. Entretanto são palavras simples:
Definem partes do corpo, movimentos, atos o viver que só os grandes se permitem e a nós é defendido por sentença dos séculos.
E tudo é proibido. Então, falamos.
Carlos Drummond de Andrade, in 'Boitempo'
Disponível em: http://www.citador.pt/poemas/certas-palavras-carlos-drummond-de-andrade
REFERÊNCIAS:
CAPÍTULO I DA DISCIPLINA
HENRIQUES, Claúdio Cezar. Fonética, fonologia e ortografia. Rio de Janeiro: Elsevier,2007.
OLIVEIRA, Demerval da Hora. http://portal.virtual.ufpb.br/wordpress/wp-content/uploads/2009/07/Fonetica_e_Fonologia.pdf
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Apresentar reflexões sobre a importância do aparelho fonador no processo de comunicação, destacando características de seu funcionamento com base no estudo realizado no primeiro fascículo da disciplina e buscando refletir sobre: Então falamos! Por que falamos?