ESCOLA DO APRENDIZADO
CONCEITO: são organizações que tem a capacidade de aprender, renovar e inovar continuamente – Organizações que aprendem. È uma organização em constante aprendizagem e que se desenvolvem à medida que os seus colaboradores vão ganhando novos conhecimentos.
OBJETIVOS: Os objectivos são as acções ou resultados que nos comprometemos alcançar para aproximar a realidade da visão da organização. São obstáculos a transpor para concretizar a visão. É identificar as deficiências de aprendizagem, e posteriormente aplicar algumas técnicas que exercitem um raciocínio sistêmico, o qual permitirá o desenvolvimento das outras disciplinas. Criar uma organização capaz de acompanhar as mudanças, fazer com que todos os membros caminhem para alcançar um mesmo objetivo.
CARACTERÍSTICAS: - Modelos Mentais: os gestores devem abandonar velhas formas de pensamento, devem desenvolver novos cenários. – Domínio Pessoal: ter o espírito aberto perante os outros, ser o melhor no lugar aonde está. – Raciocínio Sistêmico: perceber bem o sistema de funcionamento da organização. – Visão Partilhada: elaborar estratégia que reúna consenso. – Aprendizagem Grupal: trabalhar em equipe para satisfazer essa visão, “ouvir”.
VANTAGENS E DESVANTAGEM:
Desvantagens:
1 – Eu sou meu cargo
2 – O inimigo está lá fora
3 – A fixação em eventos
4 – A não conscientização de mudanças
5 – O mito da equipe administrativa
Vantagens:
As organizações que aprendem, tem uma grande vantagem competitiva frente as outras, quando são confrontadas com algum problema, concentran-se na solução.
1 – Melhor performance
2 – Ganhar vantagem competitiva
3 – Criar uma equipe dinâmica
4 – Diálogo e abertura
5 - Gerir a mudança