A ESCOLA DE APRENDIZADO
Se o mundo da estratégia é realmente tão complexo como diz a escola cognitiva, esmagando assim as prescrições das escolas do design, planejamento e posicionamento, como então devem proceder os estrategistas? Nossa sexta escola sugere uma resposta: eles aprendem ao longo do tempo.
Esta é uma ideia bastante simples. Coloca-la em pratica é outro assunto – enorme na verdade. De acordo com esta escola, as estratégias emergem quando as pessoas algumas vezes vêm atuando individualmente, mas na maioria dos casos coletivamente, aprendem a respeito de uma situação tanto quanto a capacidade da sua organização de lidar com ela.
Enquanto outras escolas têm questionado aspectos específicos das tradições “racionais” das escolas de design, planejamento e posicionamento, a escola de aprendizado fez isso de forma mais ampla e vigorosa derrubando a maior parte de suas hipóteses e premissas básicas.
Formação vs. Formulação
Vital para a escola de aprendizado é o fato de ela se basear em descrição em vez de prescrição. Seus proponentes continuam fazendo a pergunta simples, mas importante: como as estratégias de fato se formam nas organizações? Não como elas são formuladas, mas como se formam.
Os pesquisadores simpatizantes da abordagem de aprendizado descobriram que. Quando ocorria um redimensionamento estratégico importante, este raramente se originava de um esforço formal de planejamento, e de fato, muitas vezes nem mesmo das salas de alta administração.
Em outras palavras, pessoas informadas em qualquer parte da organização podem contribuir para o processo da estratégia. Um estrategista pode ser um cientista louco trabalhando em um grande laboratório de pesquisa, que surge com um produto melhor.
EMERGENCIA DE UMA ESCOLA DE APRENDIZADO
Podemos acompanhar a evolução da escola de aprendizado – como ela mesma aprendeu – através de diversas fases. Estas representam corpos distintos de literatura que