Organizaes Introduo
ORIGEM DAS ORGANIZAÇÕES
Organização é um grupo de pessoas que se unem de forma organizada para atingir objetivos comuns. Incluem-se todos os tipos de empreendimentos, ou seja, quase tudo é feito por meio das organizações.
Desde os tempos pré-históricos existem organizações.
As organizações permitem alcançar padrões de vida mais elevada, alta produtividade, especialização e a divisão do trabalho.
Da mesma forma que as abelhas e as formigas, não somos capazes de viver fora de uma sociedade comunitária. O homem é tão dependente dessa organização, que não consegue mais ser capaz de se alimentar, vestir ou conseguir abrigo inteiramente por seus próprios esforços.
A organização pode ser encontrada nas tribos mais primitivas da pré-história e mesmo em outras espécies animais. Uma vez formada a organização, ela adquire vida própria e tem que ser administrada.
As organizações: servem à sociedade realizam objetivos preservam o conhecimento proporcionam carreiras influenciam o ambiente criam valor administram uma força de trabalho diversificada promovem a sinergia.
EMPRESAS COMO ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
O processo produtivo é realizado nas organizações, por isso elas podem ser: com finalidade lucrativa (empresa); sem finalidade lucrativa (organizações não empresariais).
As empresas são diferentes das demais organizações sociais porque: são orientadas para o lucro; assumem riscos que são o ingrediente do negócio; devem justificar a sua existência atendendo às necessidades da sociedade; são avaliadas, geralmente, sob o ponto de vista contábil; devem ser reconhecidas como negócios pelas demais organizações; constituem propriedade privada.
Empresa é todo empreendimento humano que procura reunir e integrar recursos humanos e não-humanos (como recursos financeiros, físicos, tecnológicos, mercadológicos etc.) no sentido de alcançar objetivos de auto-sustentação e de lucratividade, pela produção e comercialização de bens ou de serviços (CHIAVENATO, 1994, p.57).
As