Escola do aprendizado
As estratégias emergem quando as pessoas, alguma vezes atuando individualmente ou coletivamente, aprendem a respeito de uma situação tanto quanto a capacidade da sua organização de lidar com ela. Finalmente, elas convergem sobre padrões de comportamento que funcionam.
A escola de aprendizado fez isso de forma mais ampla e vigorosa, derrubando a maior parte das suas hipóteses e premissas básicas. Sugere que a imagem tradicional de formulação de estratégia foi uma fantasia, que pode ter sido atraente para certos executivos, mas não correspondeu aquilo que realmente acontece nas organizações.
As decisões são tomadas à margem, mais para resolver problemas do que para explorar oportunidades, com pouca consideração por metas definitivas ou mesmo por conexões entre decisões diferentes. Os estrategistas precisam promover visões estratégicas que estão elas mesmas, mudando e melhorando.
As prescrições para o incrementalismo lógico é liderar o sistema formal de informação, criar atenção organizacional, gerar credibilidade, mudar símbolos, legitimar novos pontos de vista, buscar mudanças táticas e soluções parciais, ampliar o apoio político,superar a oposição, estruturar conscientemente a flexibilidade, desenvolver balões de ensaio e bolsões de comprometimento, cristalizar o foco e formalizar o comprometimento, empenhar-se em mudanças constantes e reconhecer que a estratégia não é um processo linear.O sucesso ou fracasso de um empreendimento depende das capacidades conceituais e políticas dos gerentes nível médio. O processo de empreendimento interno pode culminar em movimentação estratégica, mas não necessariamente em esforços coordenados ou em modelagem
Estratégia emergente reconhece a capacidade da organização para experimentar. Uma ação isolada pode ser empreendida, o feedback pode ser recebido e o processo pode prosseguir até a organização convergir sobre o padrão que passa a ser sua estratégia. Para diversificar, analise suas forças e