A Escola de Aprendizado
LIVRO: SAFÁRI DA ESTRATÉGIA
A ESCOLA DE APRENDIZADO - A FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIA COMO UM PROCESSO EMERGENTE
A Escola de Aprendizado possui fundamentos e sua essência baseados na consideração que, em consequência da complexidade dos fatores que se apresentam ao estrategista, o mesmo aprende com o tempo.
De acordo com esta Escola, as estratégias emergem quando as pessoas aprendem com as situações vivenciadas, algumas vezes agindo individualmente, mas na maioria dos casos, coletivamente.
A formação da estratégia é vista pela Escola de Aprendizado como um processo incremental lógico e emergente, com a participação de diversos fatores envolvidos. À medida que as pessoas e as organizações vão vivenciando uma oportunidade ou situação, elas adquirem experiência e novas estratégias vão surgindo. Ou seja, a estratégia da empresa evolui em um processo interativo de tentativa e erro.
A estratégia emergente, focaliza o aprendizado no processo e não no controle ou apenas nos resultados obtidos.
As premissas da Escola de Aprendizado são:
A natureza complexa e imprevisível do ambiente da organização impede o controle deliberado. Assim, a formação de uma estratégia precisa, assume a forma de um processo de aprendizagem ao longo do tempo;
Embora o líder possa aprender, e muitas vezes aprende, é o sistema coletivo que aprende e evolui.
O aprendizado ocorre de forma emergente, estimulando o pensamento retrospectivo. As iniciativas são tomadas por quem tenha capacidade e recursos para poder aprender.
O papel da liderança passa a ser não o de conceber estratégias, mas de liderar o processo de aprendizado estratégico;
As estratégias aparecem como padrões do passado, e, mais tarde talvez, como planos para o futuro. Mais tarde, possivelmente, podem aparecer como perspectivas para guiar o comportamento geral.
Segundo Mintzberg, existe um modelo básico de formulação de estratégia, onde ele diz que:
As