diverso
SERVIÇO SOCIAL
CIDIA LIMA BEZERRA CAFÉ
CLICIA NOEMIA REBOUÇAS DA COSTA
IGOR BATISTA SOUZA
LAIANA MOREIRA RIBEIRO
MARLE DA SILVA OLIVEIRA
NAIARA
SANDRA ALVES
Tema :Quilombolas Ontem e Hoje
CIDIA LIMA BEZERRA CAFÉ
CLICIA NOEMIA REBOUÇAS DA COSTA
IGOR BATISTA SOUZA
LAIANA MOREIRA RIBEIRO
MARLE DA SILVA OLIVEIRA
NAIARA
SANDRA ALVES
Quilombolas Ontem e Hoje
Rio Branco –Acre
2014
Introdução
A formação de grupos de escravos fugitivos se deu em toda parte do Novo Mundo onde houve escravidão. No Brasil, estes grupos foram chamados de quilombos ou mocambos. Alguns conseguiram reunir centenas de pessoas. O grande quilombo dos Palmares, na verdade uma federação de vários agrupamentos, tinha uma população de alguns milhares de almas, embora provavelmente não os quinze, vinte e até trinta mil habitantes que alguns contemporâneos disseram ter.
O movimento de Luta pela garantia dos direitos quilombolas é historia e política. Traz em seu intimo uma dimensão secular de resistência, na qual homens e mulheres negros buscavam o quilombo como possibilidade de se manterem física, social e culturalmente, em contraponto a lógica colonial e pós-colonial.
No período pós- abolição, a população negra se manteve excluída do acesso a diversos direitos fundamentais e a luta pelos direitos quilombolas se somou as lutas da população negra de modo geral, sendo uma forte bandeira dos movimentos negros organizados durante os séculos XX e XXI. O processo de fortalecimento da luta pelos direitos quilombolas construiu uma faceta importante do ponto de vista político - organizativo que é a constituição do movimento quilombola em relação ao movimento negro.
O Objetivo do presente trabalho é refletir sobre a dimensão histórica, das comunidades quilombolas e seus reflexos na estruturação dos movimentos em prol dos direitos desses grupos.