Escola Construtivista
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONSTRUTIVISMO 4
3 COMO SURGIU O CONSTRUTIVISMO 5
4 CONSTRUTIVISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 6
5 O PROFESSOR NO CONSTRUTIVISMO 7
6 O ALUNO NO CONSTRUTIVISMO 8
7 CONSTRUTIVISMO NO BRASIL 9
8 CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
Esta etapa será apresentada a Escola Construtivista, suas teorias e aplicações.
O Construtivismo é parte da teoria de que o saber não é algo que está concluído, terminado, e sim um processo em incessante construção e criação. Assim, o conhecimento é um edifício erguido por meio da ação, da elaboração e da geração de um aprendizado que é produto da conexão do ser com o contexto material e social em que vive, com os símbolos produzidos pelo indivíduo e o universo das interações vivenciadas na sociedade.
Esta construção é realizada através da ação e não por dons concedidos anteriormente ao sujeito, presentes na constituição dos genes ou no ambiente em que ele cresceu. Assim, este método pressupõe que é a partir da atitude que se instituem a mente e a consciência, assim como os nossos pensamentos.
2 CONSTRUTIVISMO
Construtivismo é o nome pelo qual se tomou conhecida uma nova linha pedagógica que vem ganhando terreno nas salas de aula há pouco mais de uma década. Inspirado nas idéias do suíço Jean Piaget (1896- 1980), o método procura instigar a curiosidade, já que o aluno é levado a encontrar as respostas a partir de seus próprios conhecimentos e de sua interação com a realidade e com os colegas. As maiores autoridades do construtivismo, contudo, não costumam admitir que se trate de uma pedagogia ou método de ensino, por ser um campo de estudo ainda recente, cujas práticas, salvo no caso da alfabetização, ainda requerem tempo para amadurecimento e sistematização.
O construtivismo propõe que o aluno participe ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, a pesquisa em grupo, o estimulo a dúvida e o desenvolvimento do raciocínio,