Escola construtivista - escola infantil santa rosa, arquiteto flávio kiefer, 1992.

438 palavras 2 páginas
Escola Infantil Santa Rosa, Arquiteto Flávio Kiefer, 1992.

A importância da ligação entre Método pedagógico (Construtivismo) e Projeto Arquitetônico.

Recentemente tem havido um consenso de que o ambiente da sala de aula pode afetar atitudes e comportamentos, relacionados à qualidade do ambiente construído com a diminuição d interação sócia, o aumento da agressividade e a redução do grau de concentração, comprometendo, consequentemente, a eficácia do método educativo. Contudo, ainda é bastante comum dissociar os aspectos físicos do edifício escolar do processo de aprendizagem, negligenciando assim, os mecanismos perceptivos e cognitivos da criança. Em geral, há uma falta de comprometimento da importância do edifício para o ensino e a construção do conhecimento (SANOFF, 1994), “ o prédio escolar, além de abrigar fisicamente seus usuários, constitui condição básica para o desenvolvimento das atividades educacionais no seu interior e, portanto, suporte e material de ensino e aprendizagem” (FDE, 1994: 15.)

Características necessárias ao espaço físico para o método adotado:

Espaço físico para exploração e experimentação para estimular a percepção espacial;
Importância das relações interpessoais (entre diferentes faixas etárias e entre funcionários e alunos, criando áreas de encontro e evitando a segregação dos espaços);
Relação entre a criança e o mundo físico (elementos básicos como água, fogo e ar)

Estudo de caso: Escola Infantil Santa Rosa, Porto Alegre - RS

Em Porto Alegre, á partir de 1989, Uma nova proposta politico-pedagógica foi implantada na rede municipal de ensino, designada como proposta Construtivista. Essa proposta possui uma abordagem interdisciplinar, na qual estão inclusos educadores e arquitetos. Assim os projetos escolares foram elaborados com base em alguns conceitos determinados pelos educadores como sendo importantes para o desenvolvimento do método de ensino.

Ficha técnica:
Localização Porto Alegre/RS
Área

Relacionados

  • arquitetura
    34150 palavras | 137 páginas
  • social
    66244 palavras | 265 páginas