Escola Clássica
Organização Empresa Formal
Conceito: Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propostas coletivas. Além de pessoas, as organizações utilizam recursos como máquinas e equipamentos, dinheiro, tempo espaço e conhecimentos.
Ingredientes da organização:
- Propósito
- Divisão do trabalho
- Coordenação
por meio de hierarquia por meio de comunicação por meio planejado
Organização como burocracia
- O tipo ideal de burocracia
Todas as organizações são burocracias. Segundo Max Weber que criou o conceito do tipo ideal de burocracia, diz que: o tipo ideal é uma espécie de fórmula média onde estão presentes os elementos que constituem qualquer burocracia: formalidade, impessoalidade e profissionalismo.
Formalidade – nas organizações formais a capacidade de influenciar o comportamento alheio baseia-se em normas e regulamentos que estipulam qual é o comportamento específico e os direitos e deveres do participante.
Impessoalidade – as relação não se processão entre servos e senhor, ou entre amigos, mas entre ocupantes de cargos e oficialmente definidos.
Profissionalismo – nas organizações são importantes porque proporcionam a seus empregados uma fonte de sobrevivência e dependendo do estilo e eficácia de seus administradores, até mesmo satisfação e auto-realização pessoal.
- Tecnologia – É a aplicação de conhecimento à produção de bens e a prestação de serviços.
A administração como grupo de pessoas – do ponto de vista comportamental é possível observar que, dentro de qualquer organização informal, cujos elementos mais importantes são normas de condutas e a cultura, os sentimentos e os grupos informais.
Processo administrativo
O que é organização
É o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros recursos organizacionais para alcançar objetivos estabelecidos.