Equação de bernoulli
3.1 Princípios Fundamentais
Ao longo deste capítulo, consideraremos: ► Um pequeno elemento de volume do fluido. Pequeno se comparado com as dimensões do fluido, porém com tamanho suficiente para conter um número razoável de moléculas. Esse elemento é chamado de partícula fluida. ► Escoamentos invíscidos (viscosidade nula).
► Aplicação da segunda Lei de Newton, F = ma ao movimento da partícula fluida.
1
Conceitos Fundamentais
Escoamento ► Transporte de Massa num fluido no qual existe deslocamento de massa relativo de suas diversas partes. ► Ocorre, em geral, em condutos, mas também pode ocorrer em outros locais, como o movimento do ar atmosférico, por exemplo. ► Em um escoamento, organiza-se no fluido um campo vetorial de velocidades.
Escoamento Ideal ou Permanente ► Ocorre quando o fluido em movimento tem viscosidade nula. 2
Linhas de corrente ► São linhas que, a cada ponto ocupado por uma partícula fluida num escoamento, são tangentes à velocidade. Isto é, tangentes ao vetor velocidade da partícula fluida.
Outros Tipos de Escoamento (dependem da definição de linhas de corrente). Estacionamento Laminar ► Ocorrem quando as linhas são perfeitamente definidas e estacionárias ao longo do campo. (vídeo 3.3)
3
Escoamento turbilhonar ou turbulento
► Ocorrem quando as linhas de corrente não são estacionarias. ► Forma-se, nesse caso, turbilhões (vórtices).
Furacão Katrina 25/08/2005
4
► A passagem do escoamento Laminar para o turbulento, num mesmo conduto ou região, para um mesmo fluido, ocorre para um valor crítico do número de Reynolds, Re, definido por
Re
VD
ρ é a massa específica do fluido, μ é a viscosidade dinâmica, V é a velocidade média do escoamento. D é o diâmetro do tubo. (vídeo 3.2)
5
Escoamento Newtoniano ► É definido para os escoamentos nos quais a viscosidade é constante e diferente de zero.
► Nesse caso, se o escoamento é