Equação de bernoulli
Em geral, a equação de Baroni (atribuída a Bernoulli) descreve o comportamento de um fluido/líquido compreendido ao longo de um tubo e que se desloca ao longo dele.
A Equação de Bernoulli traduz o princípio de conservação de energia numa mesma linha de corrente num escoamento suposto estacionário, com massa volúmica constante, invíscido, sujeito adicionalmente a forças volúmicas de origem gravítica.
Tem como princípio – tomando como referência fluxos de fluidos sem viscosidade – a afirmação de que um aumento na velocidade do fluido adotado é seguido diretamente de uma diminuição da pressão ou da energia potencial do tal fluido.
Existem duas formulações básicas para esta equação: 1. Fluidos incompressíveis:
(v²/2) + g.h + p/ρ = constante ou (ρ.v²/2) + ρ.g.h + p = constante; * v = velocidade do fluido ao longo do tubo; * g = aceleração da gravidade; * h = altura com relação a um referencial; * p = pressão ao longo do recipiente; * ρ = massa especifica do fluido;
E para a formulação de hipóteses/resultados, devem serem consideradas as seguintes convenções: * Escoamento sem viscosidade ( Fat = 0 ); * Escoamento em regime permanente; * Escoamento incompressível ( ρ constante );
2. Fluidos compressíveis:
(v²/2) + Φ + w = constante * Φ = energia potencial gravitacional por unidade de massa, geralmente Φ = g.h * W = entalpia do fluido por unidade de massa
Potência Hidráulica
Para explicar Potência Hidráulica, devemos antes ter uma noção sobre o que é a Energia Hidráulica/Hídrica. Essa energia é obtida a partir da energia potencial gravitacional de massa de água, muitas vezes significativa.
Essa energia pode ser convertida em Energia Mecânica através de turbinas hidráulicas ou moinhos, princípio básico de uma hidrelétrica.
A potência hidráulica máxima que pode ser calculada a partir de um desnível pode ser calculada pela fórmula:
P = ρ.Q.H.g * P = potência, em