Equação de Bernoulli
(Equação da energia)
Sumário
1. Introdução 1
2. Objetivos 2
3. Descrição dos Equipamentos 3
4. Procedimento Experimental 4
5. Análise dos Resultados 5
6. Conclusão 7
7. Referencia Bibliográfica 8
1. Introdução
A Equação de Bernoulli é utilizada para quantificar velocidades de escoamentos estacionários de descarga de reservatórios, estimar a velocidade de um escoamento através duma restrição à sua passagem e medir velocidades de escoamentos e os correspondentes caudais. A aplicação da Equação de Bernoulli está, portanto, presente quer nas operações de previsão feitas pelo Engenheiro, quer nas correspondentes operações de verificação e experimentação em geral. Aspectos estes que constituem as duas faces do mundo em que um Engenheiro se movimenta.
2. Objetivos
Visualização da equação de Bernoulli para líquidos (equação da Energia), em tubo de seção transversal variável.
3. Descrição dos Equipamentos
Para este experimento foi utilizado o piezômetro (Duto de seção transversal variável), como é ilustrado na figura abaixo.
Figura 3.4 – Piezômetro utilizado para o experimento.
4. Procedimento Experimental
No esquema mostrado acima, a água escoa em regime permanente entrando no reservatório da esquerda, passando no duto de secção transversal variável (parte convergente e parte divergente), atingindo os piezômetros e saindo no reservatório da direita. A altura que a água atinge nos piezômetros corresponde à pressão relativa nos pontos onde os mesmos estão localizados.
As seções transversais dos piezômetros 1 e11, 2 e 10, 3 e 9, 4 e 8, 5 e 7 são iguais. Dessa forma as parcelas de energia cinética correspondentes a esses pares de piezômetros também são iguais. Consequentemente, as diferenças d altura