A equação de bernoulli
2012
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
FENOMENOS DE TRANSPORTE
A EQUAÇÃO DE BERNOULLI
GOIÂNIA
2012
Capítulos
1 Introdução 4 2 A equação de Bernoulli 5 3 Aplicações 4 4 Conclusão
Resumo A equação de Bernoulli é a equação fundamental da hidrodinâmica e nada mais é do que o princípio de conservação da energia mecânica aplicado ao estudo dos fluidos. O princípio de Bernoulli é nomeado em homenagem ao matemático Daniel Bernoulli que publicou o seu princípio, em seu livro Hydrodynamica em 1738.
De acordo com a equação de Bernoulli demonstraremos que se um fluido estiver escoando em um estado de fluxo contínuo, então a pressão depende da velocidade do fluido. Quanto mais rápido o fluido estiver se movimentando, menor será a pressão à mesma altura no fluido. Pretende-se então demonstrar de forma sucinta a origem da equação de Bernoulli, suas aplicações e consequências. Utilizaremos a ideia de que não há perda de carga, pois o fluido é ideal e não há atrito com as paredes do recipiente.
1. Introdução Daniel Bernoulli foi um físico e matemático Suíço do século XVIII. Oriundo de uma notável família ligada à ciência - particularmente à matemática - nasceu em 1700 e investigou, entre muitos outros assuntos, as forças associadas a um fluído em movimento. Desenvolveu a teoria cinética dos gases e foi quem pela primeira vez caracterizou a pressão de um gás através dos choques elásticos, das suas partículas, numa superfície. Viria a estabelecer, em 1738, uma das equações mais utilizadas na mecânica de fluídos conhecida por Equação de Bernoulli. A Equação de Bernoulli é importante devido ao fato de ser um tema da mecânica de fluídos com múltiplas, interessantes e importantes aplicações na Engenharia. Como se sabe, é utilizada para,