Epistemologia Do Professor
Imprimir Trabalho!Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias
Categoria: Outras
Enviado por: adailzafreire 03 outubro 2013
Palavras: 1164 | Páginas: 5BECKER, Fernando. Epistemologia do professor: O cotidiano da escola. ed 9º. Petrópolis, RJ: vozes, 1993.
*Maria Adailza Freires Santos
RESUMO:
A obra esta dividida em três partes a primeira refere-se a epistemologia do professor quanto a origem do pensamento, sobre as condições a priori ou capacidade de aprendizagem. Discutindo sobre o apriorismo: o poder determinante do sujeito e o empirismo: o poder de determinação do meio e o interacionismo: determinação mútua. A segunda parte aborda o empirismo e o apriorismo nas representações dos docentes comentando sobre a difícil superação do senso comum. Na terceira parte é explanado sobre o cotidiano da escola: epistemologia e autoritarismo, onde é feita uma observação na sala de aula analisando se existe aspectos do o empirismo e do construtivismo.
PARTE I – A epistemologia do professor
“Neste contexto de ausência de reflexão epistemológica o professor acaba assumindo as noções do senso comum. Uma destas noções remota a uma tradição filosófica milenar é a adequação. O conhecimento é concebido como um ajuste ou uma adaptação, no sentido vulgar do termo, entre a mente e as coisas”. (BECKER, 1993, P.37)
[..]“A insegurança dos professores deve-se, em grande parte, parece-me ao seu desconhecimento das características básicas do desenvolvimento do conhecimento”.[..] (BECKER, 1993, P.43)
“A teoria não é vista como o modelo construído pelo sujeito cognoscente mediante sua interação com o meio físico e social. Suas trocas com o meio, através de um processo de abstração apoiada não apenas nas coisas e na ação do sujeito mas, sobretudo, na coordenação das ações do sujeito, leva-o a construir esquemas acomodados e, progressivamente, coordenados entre si, o que constitui a própria teoria”. (BECKER, 1993, P.46)