A epistemologia do professor
Essa tendência foi uma adaptação do espaço industrial às novas realidades impostas pelo capitalismo moderno, que ao gerar uma economia globalizada, cria e recria espaços qualitativamente diferentes que por sua vez acabam se tornando atrativos ou não para a instalação de diferentes indústrias ou para determinadas etapas de produção de um produto dentro de uma mesma empresa. E o que vai permitir essa movimentação de empresas pelo globo é o desenvolvimento das novas tecnologias da comunicação.
Dentro dessa lógica, o presente trabalho procura fazer uma análise do fenômeno da desconcentração industrial em escala mundial, nacional e estadual, sendo essa última voltada a estudar o processo dentro do Estado de São Paulo. Para tanto foi feito um estudo de caso em uma indústria metalúrgica que migrou sentido capital-interior e hoje está instalada no município de Urânia, localizado na porção noroeste do Estado, a 600Km da capital, com uma população de cerca de 8.000 habitantes e economia predominantemente rural.
O objetivo desse estudo de caso é analisar os motivos que culminaram na instalação dessa indústria em um município sem nenhuma experiência no ramo industrial, e tão pouco no ramo metalúrgico, justificando o processo da desconcentração industrial ocorrido dentro do estado de São Paulo, corroborando o estudo realizado por Milton Santos e Maria Laura Silveira na obra: “O Brasil – Território e sociedade no início do século XXI”. Para que os objetivos fossem atingidos efetivamente, foi feito um levantamento de dados sobre a indústria, e, com base nas informações obtidas, foram traçadas analogias entre a discussão teórica do tema e a aplicabilidade pragmática da