EPISTEMOLOGIA NAS CI NCIAS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM CIÊNCIAS NATURAIS
DISCIPLINA EPISTEMOLOGIA E HISTÓRIA DA CIÊNCIA
Ted Wilson Bichara Junior As Implicações da Epistemologia no Ensino de Ciências
A epistemologia é muito importante quando pensamos no ensino de ciências, pois sempre há uma concepção epistemológica em qualquer situação, na qual, a ciência está incluída. Muitos filósofos como Popper, Kuhn e Bachelard buscam na epistemologia e história da ciência exemplos que possam sustentar suas teorias, ou seja, a epistemologia e o ensino de ciências estão conectados um no outro.
Uma coisa que pode ser benéfica no ensino de ciências é buscar fundamentação teórica numa perspectiva dinâmica, principalmente na epistemologia que, sem dúvida, traz importantes implicações para o ensino. Sobre isso Calor & Dos Santos afirmam que:
No ensino de ciências, a adoção de uma perspectiva dinâmica, baseada na idéia de teorias transitórias, seria benéfica. Essa visão contrapõe-se à linearidade e à falta de contextualização histórica encontradas nas escolas, e pode ser uma ferramenta útil para a formação de alunos críticos e com capacidade de reflexão. (CALOR & DOS SANTOS, 2004. p. 60).
A epistemologia deve estar presente no ensino de ciências, pois desenvolve nos alunos o pensamento científico, fazendo com que eles melhorem suas concepções de ciência, as suas fundamentações e construção de suas análises.
Segundo Lopes, “a epistemologia assume um papel preponderante no trabalho pedagógico de construção racional, combatendo um ensino centrado, denominado empirismo da memória: retemos os fatos, mas esquecemos (porque não aprendemos) as razões”. (LOPES, 1993, p. 327).
Torna-se necessário explorar implicações da epistemologia que possam ser relevantes para o ensino de ciências, pois é dela boa parte da concepção de ciência que é ensinada. A epistemologia também ajuda os professores a expor seus pontos de vista, melhorando suas