Trabalho de Epistemologia das Ci ncias Sociais
O Estado Islâmico sob uma analise de Emile Durkein, na perspectiva do livro “As formas elementares da vida religiosa”
Profa. Andrea
Aluno: Carlos Augusto Alves Filho
Fortaleza, 08 de novembro de 2014
O que é o Estado Islâmico?
Estado Islâmico designado pela mídia ocidental como Estado Islâmico do Iraque e do Levante ou Estado Islâmico do Iraque e da Síria (EIIS; em inglês: Islamic State in Iraq and Syria - ISIS) é um grupo jihadista no Oriente Médio.
O que é Jihadista?
Jiade ou Jihad é um conceito essencial da religião islâmica e significa "empenho", "esforço". Pode ser entendida como uma luta, mediante vontade pessoal, de se buscar e conquistar a fé perfeita. Ao contrário do que muitos pensam, jihad não significa "Guerra Santa", nome dado pelos Europeus às lutas religiosas na Idade Média (por exemplo: Cruzadas) por mimetismo com o contacto com um Islão que, durante 500 anos antes destas, invadira metade do mundo cristão. Aquele que segue a Jihad é conhecido como Mujahid.
A explicação quanto às duas formas de Jihad não está presente no Alcorão, mas sim nos ditos de Maomé: Uma, a "JihadMaior", é descrita como uma luta do indivíduo consigo mesmo, pelo domínio da alma; e a outra: a "Jihad Menor", é descrita como um esforço que os muçulmanos fazem para levar a teoria do Islã a outras pessoas.
Em seu Estado, o ISIS, se auto proclamou como um califado, afirma autoridade religiosa sobre todos os muçulmanos do mundo e aspira tomar o controle de muitas outras regiões de maioria islâmica, a começar pelo território da região do Levante, que inclui Jordânia, Israel, Palestina, Líbano, Chipre e Hatay, uma área no sul da Turquia.
O que é um califado?
Califado é a forma islâmica de governo que representa a unidade e liderança política do mundo islâmico. A posição de seu chefe de Estado, o califa, baseia-se na noção de um sucessor à autoridade política do profeta islâmico Maomé.
Qual é a região do Levante?