Epistemologia Gen tica para o entendimento do processo de aprendizagem a defesa desta ci ncia
Sensório-motor: (de 0 a 2 anos) - Neste estágio a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos físicos que a rodeiam. A criança adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas. Assim, a criança conquista, através da sua percepção e dos seus movimentos, todo o universo que a cerca.
Pré-operatório: (de 2 a 7 anos) - Neste estágio, a criança busca adquirir a habilidade da fala, nomeia objetos e raciocina intuitivamente, mas, ainda não consegue coordenar operações fundamentais. O aparecimento da linguagem modifica os aspectos intelectual, afetivo e social da criança. A interação e a comunicação entre os indivíduos são conseqüências da linguagem, com a palavra conseguimos exteriorizar nossa vida interior. Com a linguagem surge o pensamento que, no princípio, é subjetivo e simbólico, misturando fantasia à realidade, a criança, ainda, não tem conceito de número, depois passa a procurar a razão das coisas, é a fase dos porquês.
Operações concretas: (de 7 a 11 ou 12 anos) - Com o estágio operatório concreto, pressupõe-se que a criança já tenha superado seu egocentrismo através dos relacionamentos que vivenciou. Neste estágio, a criança começa a lidar com conceitos abstratos e como os números e é marcada por