Entrevista de Seleção
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
As relações de trabalho vêm sofrendo alterações devido às modificações na sociedade e na economia. Essas alterações fizeram com que as empresas inserissem um novo modelo de gerenciar as pessoas.
Na seleção de pessoal o objetivo é encontrar pessoas aptas para exercer suas atividades, buscando suprir as necessidades das organizações. Para Chiavenato (2010), o entrevistador busca fazer da seleção uma técnica com menos falhas possíveis, com comparação e escolha.
A técnica mais utilizada nos processos de seleção, de acordo Rodrigues e Alves (2007) é a entrevista, sendo um jogo de questionamentos, que tem como objetivo captar a atenção dos ouvintes com perguntas, para descobrir informações que sirvam para inserção do candidato na vaga.
Conforme Pontes (1996), durante a entrevista podem ser observados comportamentos dos candidatos, analisando aspetos pessoais como também seu temperamento e interesse na vaga. Por isso, ela torna-se o momento indicado para observar comportamentos, permitindo investigar de forma mais precisa competências dos candidatos a emprego, para satisfazer as necessidades das organizações.
Apesar de muito importante na seleção de pessoas, a entrevista de seleção é uma das entrevistas menos exploradas em Psicologia, devido ao fato de ser uma entrevista bastante estruturada, com perguntas diretas, onde as técnicas usuais não são tão utilizadas. Para além disso, é uma entrevista psicológica mas não clínica. Visto não ser usada na prática clinica acaba por ser menos conhecida e consequentemente menos explorada.
Devido a todos estes aspetos, optei por escolher este tema, de modo a aprofundá-lo e dar a conhecer um tipo de entrevista utilizada por profissionais da nossa área mas pouco mencionada. Visto que, a entrevista de seleção é usada no trabalho e organizações e realizada por psicólogos organizacionais, irei, primeiramente, mencionar estes três tópicos no início do