entrevista e seleção
Questão 1 Segundo Chiavenato: A seleção de pessoal é um sistema de comparação e a ser de escolha (tomada de decisão). Para tanto ela deve necessariamente apoiar-se em algum padrão ou critério para alcançar certa validade na comparação. O padrão ou critério de comparação e escolha deve ser extraído a partir de informações sobre o cargo a ser preenchido (como variável independente) e sobre os candidatos que se apresentam (como variável dependente). Assim o ponto de partida para o processamento da seleção de pessoal é a obtenção de informações significativas sobre o cargo a ser preenchido. (Chiavenato, 1999, p. 112).
Questão 2 A entrevista de seleção é uma etapa do processo seletivo que tem como objetivo obter informações a respeito do profissional participante. O objetivo inicial da entrevista é confirmar e checar as informações colocadas no currículo. É o momento para aprofundar e conhecer o candidato, sua atuação, competências, e verificar se atende ao perfil que a posição do Cargo/Atividade exige.
Questão 3 Como em todo processo de comunicação, a entrevista sofre de todos os males como ruído, emissão, distorção, sobrecarga e, sobretudo, barreiras de que padece a comunicação humana.
Aplica-se a ela determinados estímulos (entradas) para se verificar as suas reações (saídas) e, com isto, estabelecer as possíveis relações de causa e efeito ou verificar seu comportamento frente e determinadas situações. Para reduzir essas limitações deve-se melhorar o grau de confiança e de validade da entrevista através de melhor construção do processo de entrevista e o treinamento dos entrevistadores.
Questão 4
“ [...] duas providências podem melhorar o grau de confiança e de validade da entrevista: o treinamento adequado dos entrevistados e melhor construção do processo de entrevista (CHIAVENATO, 1998, p. 233)”.
1- TREINAMENTO DOS ENTREVISTADOS: o entrevistado assume um papel de vital