Resenha Marketing Social
Marketing Social tem como principal objetivo eliminar problemas sociais com relação às carências da sociedade relacionadas à saúde, trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição. Foca também, que a sociedade espera resultados concretos e nesse contexto, são usados métodos e técnicas de Marketing Social que podem ser conceituadas. Fazer marketing é criar condições ideais para que nosso produto, serviço ou mensagem alcance seu objetivo, não importando se estamos falando de uma venda ou uma simples necessidade de convencer alguém de algo.
Para alguns autores, o M.S. é um desenvolvimento promissor, no sentido de proporcionar as mudanças sociais desejadas. O termo Marketing Social teria aparecido pela primeira vez em 1971, para descrever o uso do princípio e técnicas de marketing para a promoção de uma causa, idéia ou comportamento social.
Para Vaz (1995), Marketing Social tem como objetivo atenuar ou eliminar os problemas sociais. Para Kotler e Roberto (1992) Marketing Social é uma estratégia de mudança de comportamento e um dos novos desenvolvimentos promissores pelos quais se espera aumentar a eficácia de agentes sociais de mudança.
Os resultados da aplicação do M.S. pretende atingir 4 tipos de mudanças sociais, a natureza cognitiva, a mudança de ação, a mudança de comportamento e a mudança de valor. A perfeita formação de uma opinião, não mais um sentimento, é que permitirá atingir o resultado de mudança.
O Marketing Social, portanto nada mais é do que uma nova tecnologia de administração da mudança social voltado para o aumento da disposição da aceitação de uma idéia ou prática social.