pedagogia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA
MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL CONTEMPÔRANEA
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
Erica Maria de Jesus Tiburcio RA: 5378952903
Juscilene Maria de Oliveira Flores RA: 5320988521
Maria do Carmo Santos RA: 5526105534
Maria Enilda Dias Domiciano RA: 4336824771
Priscila Regina da Silva Fernandes RA: 5567147892
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “História da Educação e da Pedagogia”, -3º semestre-, sob orientação do professor-tutor à distância Simone Anacleto Pariz.
Taubaté
Abril/2013
História da Educação no Brasil
A história da Educação não é uma história difícil de ser entendida. Ela sempre está em processo de modificação.
A primeira mudança foi com a chegada dos Portugueses ao país do novo mundo, e com eles, trouxeram um modelo de educação própria da Europa.
A população já possuia seus próprios ideais de fazer educação. Destacando que a educação praticada entre os índios não apresentava o mesmo método usado, pelos Europeus.
Com a chegada dos jesuítas, vieram seus costumes, sua religião e sua moral. Trouxeram seus projetos pedagógicos que funcionaram durante 210 anos, de 1549 a 1759, quando foi interrompida a história da educação no Brasil, com a expulsão dos jesuitas pelo Marquês de Pombal.
Com o caos da educação tentou-se implantar as aulas régias que também não deram certo.
Com a chegada da família real foram abertas academias militares, escolas de Medicina e de Direito, Jardim Botânico e a Biblioteca Real, através da imprensa públicada, muitos autores chegaram a dizer que o Brasil foi descoberto, através da chegada da Família Real.
Não adiantou muito pois, a educação continuou um caos, enquanto nas colônias Espanholas e no México já existiam universidades e, em São Paulo surgiu à universidade somente em 1934.
Muitos reclamaram da qualidade de