Ensino
A TEORIA DA ATIVIDADE DE FORMAÇÃO POR ETAPAS DE AÇÕES MENTAIS NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
RESUMO
Este artigo é um estudo da teoria sócio-cultural de Vygotsky e sua evolução para teoria de formação por etapas das ações mentais de Galperin, este último considerado como um modelo psicológico do processo de assimilação para analisar a atividade cognitiva do processo de aprendizagem. A teoria da atividade baseia-se no ensino programado para ser entendida como a aplicação da teoria do processo de estudo sobre bases psicológicas e pedagógicas da direção que considera as peculiaridades específicas do processo dado. A teoria de Galperin reconhece a unidade da psique e atividade prática externa e compreensão da natureza social da atividade da psique do homem.
Palavras-chave: teoria da atividade, por formação por etapas de ações mentais, direção do processo de estudo.
1 – TEORIA DA ATIVIDADE
A teoria da atividade é baseada em instrução programada, cuja a intenção essencial é aumentar a eficiência do processo instrutivo e educativo, utilizando o processo mais modernos de técnicas disponíveis para a ciência.
Talízina (1988) afirma neste sentido:
"... Instrução programada inclui os seguintes aspectos: a) a escolha da teoria psicológica de estudo que responde melhor às características específicas do ensino do homem, b) a formulação e realização das exigências de direção do processo de estudo apresentada pela teoria geral de direção; c) a criação de meios complexos como modelos técnicos de ensino orientado e escolhido para satisfazer as exigências da teoria geral da liderança". (P. 14).
A teoria da atividade (González Pacheco, 1998) é uma abordagem adequada para alcançar uma conceituação logicamente coerente e sistemática de todos os atributos que fazem parte da concepção pedagógica. Ao mesmo tempo, a concepção desta teoria no foco histórico-cultural nos