Administração do tempo
Definição:
É uma ferramenta gerencial, que tanto pode ser utilizada nas empresas quanto em nossas vidas, permitindo a organização de metas pessoais e profissionais com menor dispêndio de energia física e mental. A boa administração de tempo é provavelmente o fator mais importante na administração de si mesmo e do trabalho executado. Ela começa com a auto-descoberta, isto é , com a identificação de como utilizamos o nosso tempo, do que não nos satisfaz e do que desejamos mudar.
O Gerente de Informática e o seu tempo:
Um dos maiores problemas, para todos e que nunca há tempo suficiente para fazer tudo o que é necessário. Peter Drucker, diz que o gerente que não consegue gerenciar seu próprio tempo não consegue gerenciar nada mais. Pois é de vital importância que o gerente domine o seu tempo , ao invés de ser por ele dominado.
Passos fundamentais para se alcançar um melhor uso do tempo:
➢ Quantificar como ele é utilizado atualmente; ➢ Eliminar os pontos de estrangulamento com base nesta quantificação; ➢ Planejar efetivamente como aplicar o tempo economizado com a eliminação dos estrangulamentos.
O gerente pode tentar classificar as atividades que dominam o seu dia, como:
➢ Documentação – para leitura / assinatura; ➢ Entrevistas – envolvendo você e outra pessoa, seja subordinado, colega ou superior; ➢ Reuniões – envolvendo três ou mais pessoas; ➢ Telefonemas – recebidos e emitidos. A seguir, verifique quais destas tarefas só poderão ser feitas por você mesmo, quais as que podem ser realizadas por você ou por outra pessoa e quais devem ser delegadas a outras pessoas, sem prejuízo de qualidade, mas que no momento estão lhe roubando preciosas horas.
Alguns pontos de estrangulamento detectados:
➢ Reveja se realmente é necessário lidar com toda a papelada; ➢ Estabeleça horários predeterminados e pré-estabelecidos para as entrevistas; ➢ Agende e