Semiotica
A COR
Maria Inês Martins - Turma C2 - 1.º ano Semiótica e Comunicação - IADE (MAI.2012)
SUMÁRIO
Introdução----------------------------------------------------------------- 1 A cor e a visão ------------------------------------------------------------ 1 1- A psicologia da cor aliada ao Designer gráfico---------------- 2 2.2- A reacção do Ser Humano à cor ------------------------------ 4 2- A simbologia das cores---------------------------------------------- 5 3- Semiótica gráfica: A interpretação das cores ----------------- 6
Conclusão -------------------------------------------------------------- 7
Bibliografia------------------------------------------------------------- 8
Introdução
A cor está presente em toda a nossa vida, não precisamos de observar ao nosso redor para percebermos que a natureza, a fauna, a flora e a luz solar são naturalmente coloridas. A presença das cores provoca reacções quer psicológicas - apesar de ser um ramo pouco estudado - quer fisiológicas.
A cor, seja ela de caracter psicológico ou simbológico faz reagir o interior psicológico do ser humano, sendo ela primeiramente captada pelos nossos olhos.
A cor influencia directa ou indirectamente o nosso dia a dia e faz a diferença nos nossos hábitos de consumidores quando queremos adquirir alguma coisa; e por essa razão é importante que o designer tome muita atenção às cores na realização de um trabalho, pois quando as utiliza de maneira adequada, torna-se uma sua importante aliada.
1. A cor e a visão
“Color” dizia-se no latim da antiga Roma; os espanhóis chamam-lhe também “color” e os italianos “colore”. É hoje o que nós, portugueses, chamamos “cor” para expressar uma sensação visual que a natureza nos oferece através dos raios de luz irradiados pelo planeta fora.
A visão representa uma grande preciosidade que o homem recebeu da natureza, sendo os olhos órgãos privilegiados da ligação entre o mundo interior do ser