Semiótica
A semiótica já existe há muito tempo, e foi muito utilizada na filosofia, história, ciências e no estudo de signos. A semiótica, também, surgiu e ajudou muito na ciência e medicina, na observação de sintomas de doença psicológica em pacientes. Seu nome específico lhe foi dado um tempo depois de sua descoberta, onde era conhecida também como semiologia, porém recebeu o nome de Semiótica como termo geral para estudos de semiótica e signos.
O conceito de Semiótica é o estudo dos signos, e suas ações. Já o signo é entendido como aquilo que representa algo para alguém. Os signos, que podem ser objetos, símbolos, palavras, desenhos, e eles representam e transmitem alguma informação, ou várias informações, para nós.
No estudo de signos, temos também o estudo da Semiose, entendida como a ação dos signos. E temos também os conceitos da semiologia, que tem relação com três elementos: Signo, Significante e Significado.
Resumidamente, signo é uma coisa que remete à outra, mas que pode ter um significado diferente para cada um, por exemplo: Porco, para alguém ele remete ao time do Palmeiras, para outra, um animal de estimação, e assim diferente pra outras pessoas. Pierce inventou a Tríade semiótica, que as relações semióticas são Triadicas, isto é, envolve basicamente o signo, o objeto que o signo representa e o interpretante. Signo pode ser genericamente considerado um elemento de comunição que representa algo para alguém O objeto que o signo representa é algo que transmitirá uma mensagem a alguém. O interpretante é o receptor do signo.
Análise Semiótica
Observando essa imagem, oque te vem na cabeça?
Sim, Machel Jackson que ficou conhecido no mundo todo pelas suas musicas e passos de dança.
Essa foi a Imagem produzida pela MTV, para informar a morte de Michael Jackson. Ela é a junção do símbolo de luto, mais os famosos passos do rei do