Ecodesign
Um designer precisa entender a relação básica entre produto e ambiente. Para desenvolver produtos de maneira ecológica, o designer precisa estar apto para escolher a melhor solução de design do ponto de vista ambiental.
O ecodesign contempla os aspectos ambientais em todos os estágios de desenvolvimento de um produto, colaborando para reduzir o impacto ambiental durante o seu ciclo de vida. Isto significa reduzir a geração de lixo e economizar custos de disposição final.
Elementos-Chave do Ecodesign:
a) Integrar variáveis ambientais no processo tradicional de design de produtos;
b) Equilibrar requisitos econômicos e ecológicos durante o desenvolvimetno de produtos;
c) Induzir melhorias nas práticas de produção e de consumo;
d) Auxiliar, pelo processo de design, as empresas a anteciparem custos ambientais e sociais referentes ao ciclo de vida de produtos.
Quatro Tipos de Inovação do Ecodesign:
1) Melhoria do produto
2) Re-design do produto
3) Função inovadora
4) Sistema inovador
Considerações Qualitativas para Designers:
Freqüentemente, um designer pode avaliar efeitos ambientais, sem que seja necessária uma análise em profundidade. Abaixo, algumas regras elementares estabelecidas pela PRE – Product Ecology Consultants:
1. Não desenhe produtos “verdes”.
A sugestão é não desenhar produtos “verdes”, mas produtos com ciclo de vida ambientalmente adequado. Para tanto, é preciso considerar todos os fatores do processo que acontecem durante o ciclo de vida do produto, da produção ao descarte final.
2. Lembre-se que os materiais “naturais” nem sempre são melhores.
É comum a crença que os materiais “naturais” são preferíveis aos materiais “artificiais” ou fabricados pelo homem. É claro que a “produção” de 1 Kg de madeira causa emissões menores de poluentes que a produção de 1 Kg de plástico. Por que você tem que pensar no índice de perdas ou no processo de tintura, por exemplo? Para fabricar alguns produtos, você