Ecodesign
ECODESIGN E ECOEFICIENCIA
RENÊ ALVES DE SOUZA
POLO DE GUARANTÃ DO NORTE
Email: pescamatogrosso@hotmail.com
Ao analisarmos a disciplina de Gestão Ambiental e Sustentabilidade o tema Ecodesign se destacou perante outros, e podemos perceber que a partir da década de 1960 começaram a aparecer as preocupações referentes à degradação ambiental e ao mau uso dos recursos disponíveis e em consequência disso existiu uma grande evolução do conceito de Ecodesign, de onde nasceram varias concepções.
Vários autores pesquisam os significados e a aplicabilidade do
Ecodesign, podemos verificar isso no texto onde Manzini e Vezzoli (2002) apontam o desenvolvimento de produtos sustentáveis. E dizem que o
Ecodesign deve ser uma atividade que ligue o tecnicamente possível com o ecologicamente necessário, surgindo novas propostas que sejam social e culturalmente apreciáveis.
O texto também sugere que para alcançarmos êxito utilizando o
Ecodesign devemos seguir respeitosamente as 5 fazes determinadas pelo autor e em cada fase seguir as suas delimitações buscando assim alcançar as melhorias na aplicação da ferramenta Ecodesign, que pode ser utilizada por diversas organizações, vários setores e até mesmo dentro de nossas casas.
Não podemos nos esquecer que o Ecodesign além de ser um excelente instrumento tecnológico que tem a função de reduzir os impactos ambientais, também tem um papel de extrema relevância, que é o educativo, já que trabalha diretamente na conscientização sobre o impacto negativo causado no meio ambiente, e nos mostrou que é possível minimizar esse impacto ao consumirmos produtos ecologicamente corretos. Transformando-nos novamente em cidadãos capazes de aprender e respeitar o meio ambiente em que vivemos.
A exemplo do Ecodesign não podemos deixar de citar também a
Ecoeficiência, que vem se destacando como uma nova maneira de se produzir mais com menos e que esta vindo de encontro com o novo modelo gerencial,
que