Administração do tempo
A administração do tempo é definida como um plano de utilização e controle do mesmo da melhor forma eficiente e eficaz para atender as necessidades especificas de um indivíduo, sendo o tempo flexível, este deve se ajustar as prováveis mudanças que ocorrem nas diversas situações da vida (MAITLAND 2000). O século XXI é marcado pelas transformações econômicas, políticas, sociais e culturais. Juntamente com essas transformações, o desenvolvimento do mercado e as novas demandas de atender as instituições e as pessoas, causam impactos em várias áreas da sociedade, impacto esse observado atualmente na vida de mulheres que cada vez mais tentam conciliar vida profissional e vida familiar, necessitando melhorias continuas através da gestão do tempo.
O presente artigo tem por objetivo demonstrar como é importante a administração do tempo, em particular para as mulheres atuais, contribuindo para uma nova forma de ser ter sucesso no mundo corporativo e compartilhando suas conquistas com qualidade de vida pessoal. Maitland (2000) nos diz: “O tempo é algo limitado, transitório e efêmero”, ou seja, difícil de controlar, mas ao identificar e eliminar as atividades que prejudicam a utilização do tempo, encontramos uma maneira de controlá-lo. As informações que foram levantadas estão apresentadas nos capítulos que seguem a esta introdução, sendo o segundo voltado ás mudanças ocorridas no mercado de trabalho para a entrada das mulheres, o terceiro se relaciona com a importância da administração do tempo para o sexo feminino, o quarto capitulo é apresentado dicas de como administrar o tempo, finalizando – se o texto com as considerações finais.
2 Mudanças sócio-culturais sofridas pelo sexo feminino
Essas mudanças podem ser explicadas historicamente, Gomes (2005) destaca que nos primórdios, o lar era a unidade econômica de produção, ali se tecia lã, preparava alimentos, entre outras atividades, a caça e a pesca era reservados aos indivíduos masculinos, desta