Administração do tempo
Cumprir os compromissos em tempo hábil tem sido um dos grandes desafios da atualidade. Convivemos com atividades acumuladas, e para piorar surgem adversidades que interferem em nossos planos.
O tempo influencia nossa produtividade, nossos resultados, nossa qualidade de vida, etc. Como o tempo é um recurso valioso que possuímos, mas também escasso, devemos conhecer as técnicas de administração do tempo.
A gestão do tempo deve ser feita de forma sistemática e contínua, ou seja, deve seguir as etapas de:
✓ Planejamento
✓ Execução
✓ Acompanhamento
✓ Análise dos resultados
✓ Correções
Tempo é vida
Embora o equipamento básico de que dispomos para viver seja a nossa mente (e, no caso da maioria das pessoas que estão lendo isto, não a força, ou a velocidade), o tempo é o recurso fundamental da nossa vida, a matéria prima básica de nossa atividade.
Tempo é dinheiro
É importante se compenetrar do fato de que nosso tempo é valioso. Há pessoas e instituições que estão dispostas a pagar dinheiro pelo nosso tempo. Por isso é que se diz que tempo é dinheiro. Quem administra o tempo, na verdade, ganha não apenas vida: pode também transformar esse ganho de vida em ganho de dinheiro.
Empecilhos a Administração do Tempo
Os ladrões de tempo, os chamados desperdiçadores. Eles agem discretamente, reduzindo nossa eficácia, comprometendo nossas metas, causando até mesmo stress. Dentre eles:
1. Excesso de Tarefas e de papéis; 2. Excesso de Reuniões;
3. Interrupções; 4. Telefone/Celular;
5. E-mail/Internet; 6. Tendência a Procrastinação;
Ferramentas de Administração do Tempo
Listar os problemas não é difícil. A maioria das pessoas conhece bem as suas dificuldades no tocante à administração do tempo. Mais difícil é encontrar soluções para elas. As soluções, em regra, não passam de bom senso. Mas o mais difícil de tudo é seguir o bom senso.
Alguns economizadores de