Campos e campinas
LUIS RAFAEL SANTANA CARVALHO
MABIANE SOARES
TRABALHO DE CIÊNCIAS DO AMBIENTE
"CAMPOS E CAMPINAS"
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação individual da disciplina Ciencias do Ambienteministrada pelo professor Éderson para o curso de Engenharia Civil, turno Noturno.
SALVADOR
12/09/2012
[pic]
RESUMO
INTRODUÇÃO
CAMPOS OU PAMPAS
Os campos são ecossistemas formados por uma vegetação predominantemente rasteira, constituída basicamente de gramíneas. Podem também abrigar vegetais arbustivos e arbóreos. Esse bioma pode ser classificado da seguinte forma:
Campos limpos – Predomínio das gramíneas.
Campos sujos – Há a presença de arbustos, além das gramíneas.
Campos de altitude – Áreas com altitudes superiores a 1,4 mil metros, encontrados na serra da Mantiqueira e no Planalto das Guianas.
Campos da hileia – É um tipo de formação rasteira encontrado na Amazônia, é caracterizado pelas áreas inundáveis da Amazônia oriental, como a ilha de Marajó, por exemplo.
Campos meridionais – Não há presença arbustiva, predomina uma extensa área com gramíneas, propícia para o desenvolvimento da atividade agropecuária. Destaca-se a Campanha Gaúcha, no Rio Grande do Sul e os Campos de Vacaria, no Mato Grosso do Sul.
RELEVO
O relevo aplainado entre 500m e 800m de altitude, o clima subtropical, chuvas constantes e solo fértil contribuíram para que a atividade agropecuária se desenvolvesse rapidamente, contribuindo fortemente com a economia local e de todo o país.·.
CLIMA
O clima nos campos sulinos é caracterizado com altas temperaturas no verão, chegando a 35ºc, e o inverno é marcado com geadas e neve em algumas regiões, marcando temperaturas negativas.
A precipitação anual situa-se em torno de 1.200 mm, com chuvas concentradas nos meses de