Germinal e a internacional
Etienne Lantier, socialista na alma, chega uma noite à Montsou ou será contratado como herscheur, para empurrar wagonnets, graças à ajuda de Maheu que tomar-se-á de amizade para ele. haverá igualmente o conhecimento de Souvarine, um anarquista, que faça-lhe compartilhar as suas violentas convicções.
Etienne descobre o inferno da vida nas minas, a miséria que leva as mulheres a vender-se épicier Maigrat para um pouco de alimento. tornar-se-á o líder da greve, éprendra de Catherine, a rapariga da família Maheu.
Emile Zola é naturaliste, que descreve a sociedade da sua época como que é realmente. com Germinal, põe em cena anti heróis, proprietários interessés pelo productivisme, sem estar a incomodar-se de estado de alma, e mineiros com a sua dignidade, e também seus bassesses. as sementes germinam para dar o trigo, a cólera dos mineiros leva o germe de uma luta muito mais vasta, que deverão conduzir um mundo melhor, no espírito de Lantier e de Souvarine: nesta novela preta e desespéré, há uma mensagem de esperança; a pobreza e terríveis as dificuldades de sobrevivência destas famílias de mineiros, onde as crianças são conduzidas de trabalhar muito cedo, cotoie as esperanças de um socialismo nascente, os sonhos de pessoas que esperam um dia que qualquer aquilo